Ivan Clavery
sexta-feira, 31 de outubro de 2008
  Subúrbio, Feijoada e Búzios
Rolou nessa sexta-feira um protesto na Cinelândia do auto-intitulado “Movimento Pró-Democracia”. Os objetivos do pessoal não ficaram tão claros assim a princípio, porque foi propagandeado como algo pró-Gabeira e anti-Paes, mas não é necessariamente o caso segundo os organizadores: “é um protesto a favor da ética na política como um todo”. Bem, que bom então porque as eleições refletiram o desejo do povo. Pelo menos do povo que não prefere Geribá à urna.

Foi impossível pra mim comparecer na manifestação, mas pelas fotos dá pra ver que ficou realmente cheio para um protesto nos despolitizados anos 2000. Fiquei empolgado com fotos que pelo chutômetro pareciam comportar umas 3 mil pessoas. Só de ter um movimento jovem que reúna tantas pessoas interessadas em política hoje em dia já é pra ficar surpreso.


Só que convenhamos, apesar do que eu disse antes a galera ainda ta meio perdida em relação ao que realmente reivindica. Querendo ou não a direção do movimento, percebe-se nos comentários da comunidade orkutiana uma massiva posição de insatisfação com o resultado de 26 de outubro.

Que o Gabeira é um político diferente, interessante, rejuvenescedor, não se nega. Eu votaria nele tranquilamente se não votasse em Petrópolis. E o Eduardo Paes, apesar de não ser um político da pior espécie como se pintou nessas eleições, realmente vacilou não sendo mais duro com a máquina podre do PMDB ou aceitando apoios de Crivella e outros. Entretanto vamos olhar pelo outro lado só pra criar polêmica e perspectiva mesmo. Lembrando que é vindo de alguém que gosta do Gabeira e torce pro cara sair pra Senador em 2010:


- Gabeira vacilou IMENSAMENTE no já famoso caso do: “ela (vereadora Lucinha) tem uma visão suburbana das coisas.” Deixa eu enfatizar de novo. Foi um erro crasso e se fosse em outros políticos trataríamos como IMPERDOÁVEL. A desculpa de que foi uma “frase roubada” pelo jornalista não cola. Gabeira nunca desmentiu que realmente falou a frase e só crítica esse tal fato por ter sido surrupiado por um jornalista. O conteúdo da frase é de político exacerbadamente preconceituoso, com visão minguada e, pasmem, conservador. Tudo o que Gabeira (ainda acredito) não é. E só por isso não teve maior impacto na imprensa. Muito menos direta foi o comentário homofóbico de Marta em SP e ela foi destruída pela imprensa. Sendo que no caso de Marta nem da própria boca saiu, foi coisa de marqueteiro. Mas podem ter certeza, se fosse morador do subúrbio do RIO me sentiria atacado.


- Segundo grave deslize. Dessa vez até a mim atingiu por resvalar em pessoas que tenho grande apreço. Depois de no dia anterior Paes ter passado propaganda com sambistas dando apoio a sua candidatura, Gabeira veio com a história de que “era popular entre os artistas enquanto Paes só conseguia reunir sambistas que apareceram para uma feijoada”. Depois de ter sido chamado de preconceituoso por Paes por esse comentário, Gabeira se defendeu: “Eram um grupo de sambistas e era uma feijoada. Onde está o preconceito”?


Dessa Gabeira tentou se sair como um político comum... Com truques de retórica. Enfim, episódio lamentável. Lá na tal feijoada estavam figuras muito mais importantes pro Rio de Janeiro do que Paes ou Gabeira, dentre eles o grande Nelson Sargento que comentou:” O sambista jamais trocará sua arte por um prato de feijão ou outro tipo qualquer de alimentação.”


Enfim, Gabeira comentou deslizes suficientes para um morador de Madureira, Santa Cruz ou Mangueira pensar duas vezes antes de votar no deputado morador de uma ruazinha arborizada de Ipanema. Por esses episódios eu não torci no segundo turno como torci desesperadamente por Gabeira no primeiro turno. Prefiria uma vitória de Gabeira, lamentei brevemente a derrota apertada, mas foi só. As urnas foram soberanas e se a classe média prefere ir a Búzios do que votar a culpa não pode ser do Paes (os eleitores da zona sul tiveram índice abstenção de 25%...na zona oeste não passou de 12%)


E por isso ficou a príncipio dúvidas sobre as intenções do Movimento Pró-Democracia, que a princípio passaram. Enquanto admito que a campanha da máquina do PMDB foi muito mais odiosa, suja e podre, também os apoiadores de Gabeira cometeram faltas graves. No dia das eleições Lucinha (a mesma) do PSDB estava fazendo campanha ilegal pró-Gabeira. Enfim, esse post parece um manifesto pró-Paes e anti-Gabeira mas só parece. As coisas só têm que ser postas em perspectiva. Gabeira perdeu por causa de três deslizes seus ou de seus eleitores: subúrbio, feijoada e Búzios.
 
Comentários:
Teste
 
Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

Arquivos
outubro 2008 / novembro 2008 / dezembro 2009 / janeiro 2010 / junho 2010 / agosto 2010 /


Powered by Blogger

Assinar
Postagens [Atom]